Obtendo suporte

From semantic-mediawiki.org
Obtendo suporte
Descreve sobre como obter suporte para MediaWiki semântica e extensões relacionadas.
Keywords
Table of Contents

Existem várias maneiras diferentes de obter suporte relativo ao Semantic MediaWiki e está relacionado extensões. Esta página os descreve.

Suporte para usuários[edit]

Suporte gratuito[edit]

O melhor recurso para suporte gratuito para Semantic MediaWiki é o Lista de endereços do usuário SMW. A lista é conduzida por uma comunidade de usuários ativos, e as respostas a muitas perguntas já podem ser encontradas em seus arquivos, em SourceForge e Nabble entre outros, de modo que uma pesquisa na web também pode ajudar.

Extensões de SMW são muitas vezes desenvolvidos independentemente do núcleo do SMW Project. Confira o site de uma extensão e os arquivos de instalação para descobrir quem contactar para obter suporte e onde denunciar erros. Em geral, problemas relacionados a extensões de SMW também podem ser discutidos na lista de endereços do usuário.

Algumas dicas sobre como enviar uma pergunta para a lista de endereços:

  • Se ele se relaciona com uma extensão específica, por favor inclua a abreviatura dessa extensão no início da linha de assunto. Por exemplo, escreva [SMW] para Semantic MediaWiki, [SRF] Formatos de resultados Semantic, etc. (Veja aqui para uma lista de abreviaturas.)
  • Se é uma wiki pública, inclua o URL da página wiki afetada.
  • Não é uma wiki pública, por favor, liste a versão que você está usando do MediaWiki, Semantic MediaWiki e todas as outras extensões relevantes, bem como a versão do PHP em seu servidor (tudo isso pode ser visto na sua página da wiki Special:Version).

Outro recurso útil é o canal IRC #semantic-mediawiki, which you can access via navegador, ou através de um cliente IRC, onde você pode conversar com usuários e desenvolvedores do SMW.

Suporte comercial[edit]

O suporte comercial, os serviços personalizados de desenvolvimento e os treinamentos para SMW estão disponíveis em várias fontes. As ofertas de serviços podem ser anunciadas na página Professional support. Observe que esta é uma página publicamente editável, e que os provedores de serviços listados não são nem explicitamente selecionados, aprovados ou recomendados pela SMW Project.

Relatar erros[edit]

Veja a página de ajuda de relatórios de erros.

Solicitando recursos[edit]

Veja a página de ajuda de solicitando recursos.

Adicionando e navegando dicas de uso[edit]

Veja a categoria coletando dicas.

Suporte para desenvolvedores[edit]

Veja o guia de programadores.